No ano passado houve uma boa safra de grandes trilhas sonoras (Marie Antoinette,Pequena Miss Sunshine e Mais Estranho que a ficção só para nomear alguns).È agradável ouvir uma música que você curte no cinemão.
Vamos aos filmes de nossa mente ( porque de nosso coração deve haver outros ).

A Canção:“Tiny Dancer” | Elton John
A Cena: [video] Esta cena começa muito cool,uma das mais memoráveis do filme,onde o rapaz apenas está prestando atenção ao interior dos sentimentos dela.O filme conta uma história baseada na experiência real do diretor Cameron Crowe com 15 anos de idade em 1973,que consegue ir na excursão com uma faixa ascendente e servindo como uma contribuição para o acervo da revista Rolling Stone.O momento é de extase total,com guitarras e baterias pra todo lado numa época em que só se queria a libertação e transgressão de um modelo antigo de viver,onde as pessoas nem são tão fãs assim do jovem vagabundo feito por James Dean ( vagabundo sim,rebelde de cu é rola ),o filme retrata fielmente o cotidiano de uma banda de rock 'n roll de verdade,os Stillwaters.O melhor das óperas rock(no naipe de ''Escola de Rock'' e ''The Doors'',na minha opinião).Lá você tem um momento na história do cinema que captura perfeitamente algo que todos nós podemos relacionar com nossa vida de uma certa maneira.

A Canção:“Hip To Be Square” | Huey Lewis
A Cena: [video] Eu retirei esta película do fundo do baú,destacando o fato que é um dos únicos que conseguiu com que eu desligasse o DVD antes de terminar. O filme é meio antiguinho e tem um quê de psicodelia e viagem na sua história ( ou seria histeria? ).Depois eu voltei a assisti-lo prestando atenção em várias cenas realmente legais.Hoje eu ainda não sei esse filme realmente foi feito.Há diversos momentos clássicos aqui, mas um que está fora de série é uma seqüência onde Patrick Bateman (Christian Bale - ironia do destino ou o próprio Bale mais tarde entraria no papel do novo Batman???,rsrs) está em seu apartamento com Paul Allen,amigo de trabalho (Jared Leto) e fala de música e também sobre Huey Lewis antes de enterrar um machado bem na fuça do nosso Sr. Leto da banda 30 Seconds to Mars. É consideravelmente horrível mas ao mesmo tempo divertido,tipo um horrorshow comparado a um desses ''Laranja Mecânica'' da vida.

A Canção:“Just in Time” | Nina Simone
A Cena:[video]Na sequência de um de meus filmes favoritos Before Sunrise, a promessa feita por Jesse (Ethan Hawke) e por Celine (Julie Delpy) para encontrarem-se seis meses mais tarde em Viena após sua única noite de romance filosófico,acontece realmente,mas só depois de praticamente 9 anos.Por incrivel que pareça,o filme,assim como a história dos dois protagonistas,foi filmada 9 anos depois,dando assim,um pouco de veracidade aos sentimentos destas personagens unicas do cinema.Eu não estragarei o que aconteceu, mas é consideravelmente óbvio o que aconteceu. A seguinte cena vem após dois grandes momentos extremosos com os dois em um carro e mais tarde onde Celine cantou sua valsinha ao Jesse( ''A Waltz for a Night'').Após ter prestado atenção ao derramamento de seus sentimentos entre eles, você não pode apenas ajudar,mas querer que estes dois fiquem juntos embora suas circunstâncias façam tal coisa impossível.O que você tem com esta cena, é provavelmente um de meus términos favoritos,Celine dança como Nina Simone’s “Just in Time” e gira para Jesse e diz o “baby, você está para perder seu avião ”….a resposta dele?hunf!!!assistam pra ver o que eles fala pra ela.

A Canção: “In Dreams” | Roy Orbison
A Cena:[video] Eu nunca tive realmente nenhum gosto em especial por Blue Velvet, ou nenhum dos filmes de David Lynch como ''Cidade de Sonhos'' ou ''A Estrada Perdida '', películas que fazem minha cabeça querer explodir de raiva.A cena mais memorável é onde nós temos uma confrontação entre Jeffrey(Kyle MacLachlan) e a cachola psicótico sexo-enlouquecida de Frank (Dennis Hopper).Uma seqüência que rola em torno de“In Dreams” de Roy Orbison que faz cerão a um dos diálogos mais ordinários que já me passaram pelos ouvidos (” você recebe uma letra de amor minha… você se fode para sempre! ") de Dennis Hopper.

A Canção:“Notorious” | Duran Duran
A Cena:[off ] Há muitos grandes momentos da música neste filme dispersados durante todo Donnie Darko.Desde a cena de abertura com “The Killing Moon” do Echo and The Bunnymen à cena da escola com “Head Over Heals” do Tears for Fears como fundo musical,você só tem grandes hits dignos de primeiro lugar em qualquer lista. "Notorius'' serve como carro -chefe deste grande sucesso do cinema alternativo.Ficarei apenas devendo esta cena porque bem,conversei com meus amigos produtores do filme e eles não quiseram liberar as cenas,dizem que é pra manter o filme mais integro,sacas?rsrs ¬¬

A Canção:“Phone Call” | Jon Brion
A Cena: [video] Filmezin cool protagonizado por um dos maiores comediantes do cinema atual(ainda,mas que já mostra sinais de cansaço),que neste caso,não faz um filme de comédia pastelão e sim um drama misturado com fantasia e tudo o mais que você conseguir imaginar(assim como no título do filme).Eu só tenho pra mencionar sobre o filme é que ele é tão honesto sobre os relacionamentos que todos podemos tomar como ''verdadeiro''.Em todo o caso, a cena envolve nossos dois personas principais Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) após uma noite muito incômoda juntos no apartamento da Clementine. Depois que algumas bebidas e tals começa a ficar mais interessante, Joel decide sair antes de que seja ''tarde demais'',imagine só,hehhe.Enquanto sai em caminhada ao seu carro, abre a janela e grita para lhe desejar um dia dos namorados feliz. É um momento doce entre os dois e esta parte da música pequena de Jon Brion começa a tocar nervosamente.Este é o momento de nossas vidas,onde o tal do amor realmente existe!

A Canção:“Where is My Mind?” | The Pixies
A Cena: [video] Cada vez que escrevo mais,vou cansando e encurtando os posts né?rsrs,também não é qualquer um que gosta de ficar grudado na tela do PC (ou não né).Esqueça sobre caras musculosos do naipe de Stallone ou mesmo Brad Pitt,bom ator não se faz de musculos e sim de mente e coração,material de que é feito o sr. Edward Norton, um dos melhores da nova e ainda contínua geração...o cara é FODA com PH de farmácia,viu!!!Aqui ele mostra como se pode ser cult e comercial ao mesmo tempo neste filme,com enfase na ideologia ''faça você mesmo'' ou seja,PUNK!!!Esta é uma grande cena,onde você deve refletir sobre comprar ou não com cartão de crédito,rsrs.Música dos Pixies pra dar climinha dark.

A Canção:“Dry The Rain” | The Beta Band
A Cena:[video] Este filme,qualquer cinéfilo que se preze já deve ter visto.Esta cena envolve um momento onde Rob Gordon (John Cusack) está decidido a vender algumas cópias de The Three EPs gravado pela The Beta Band.A canção toca e um cliente ouve-a e pergunta: “quem é este?” Rob:''The Beta Band''. “É bom.”,Rob:''Eu sei''.

A Canção:“Bang Bang (My Baby Shot Me Down)” | Nancy Sinatra
A Cena:[video]Na seqüência da abertura onde nós vemos a noiva ensanguentada interpretada por Uma Thurman, nós temos um diálogo mental de amor entre a noiva o seu mentor/amante anterior Bill (David Carradine)e isso conduz à noiva a receber uma bala não muito amável no meio da testa.Antes na abertura,se ouve a trilha de Nancy Sinatra que é tão querida por Quentin Tarantino que cabe perfeitamente nesta sequência.

A Canção:“Staralfur” | Sigur Ros
A Cena:[video]Para o esqueleto deste filme nós temos quase Hollywood inteira dentro de um submarino - menos Owen Wilson que tinha sido morto - porque vêm através do tubarão que matou o sócio de Steve Zissou (Bill Murray).Em um momento muito triste diz que “eu quero saber se lembra?” com “Staralfur” tocando durante esta cena.

A Canção:“Stuck in the Middle With You” | Stealers Wheel
A Cena:[video] Este é um claro exemplo do quanto uma canção pode estar associada a uma cena.Cada vez que escuto esta musica,lembro da pequena tortura com a qual, o Mr. Blonde (Michael Madsden) ''presenteia'' o oficial de polícia.O resultado desta cartase é o corte da orelha do oficial acima mencionado,uns cortes bizarros na cara,e mais tarde,alguns goles de gasolina que faz Mr. Blonde dançar ao som de “Stuck in the MIddle With You”.O que é legal sobre essa cena é que você não vê realmente o corte da orelha que acontece em off-screen. Em minha opinião faz a cena muito mais eficaz enquanto você se senta imaginando como realmente está ocorrendo.

A Canção:“Don’t Stop Me Now” | Queen
A Cena:[video] Creio que já pode se considerar um clássico do cult esta meia comédia por Edgar Wright,Simon Pegg e Nick Frost.É um filme até legal,levando em consideração que a época dos zumbis foi nos 80's,é terrir básico,o que já é bastante coisa hoje em dia.Uma grande cena aqui que envolve nossos heróis que despacham o zumbi Bernie, The barman com os tacos de bilhar,ao mesmo tempo em que toca numa jukebox Queen “Don't Stop me now”. É uma seqüência legalzinha cheia de zumbis e ...pancadas.

A Canção:“***kin’ In The Bushes” | Oasis
A Cena:[video] A cena ocorre durante uma luta de rua bem-filmada que envolve Mickey (Brad Pitt).Ele deve cair no meio da luta,por ser uma luta arranjada,mas como Mickey não é um lutador domesticado,acaba por colocar a sua vida e a dos seus amigos nas mãos do sr. Martelo.Tu não sabe se neste filme o melhor seja a musica do Oasis ou do Massive Attack,mas de qualquer forma,um grande filme e uma grande trilha sonora.

A Canção:“These Days” | Nico
A Cena:[video] Esta é uma cena na qual você pensa contigo mesmo,a perfeição cinematográfica.Nenhum diálogo é necessário nesta cena,onde Margot (Gwyneth Paltrow) está fora da barra do onibus e começa a tocar ''These Days'',você não consegue imaginar um momento melhor.Perfeito! Uma outra grande cena envolve um momento muito dark onde Ritchie Tenenbaum (Luke Wilson) tenta suicídio e “Needle in the Hay” de Elliott Smith entra como trilha de fundo.

A Canção:“Lust for Life” | Iggy Pop
A Cena:[video] ''Lust for Lifeeee,Lust for Lifeeee,Lust for Lifeeee...'' Isto pode ser ouvido na primeira cena da película de Danny Boyle que nos deu um mergulho sujo dentro dos W.C's da vida e um olhar nas vidas de viciados de heroína.“Choose Life”!!! protagonizado pelo eterno junkie Renton (Ewan McGregor).Foda é pouco pra esse filho da sétima arte.

A Canção:“Liar Liar” | Castaways
A Cena:[video] Considerado em U.K.,como um Quentin Tarantino,o diretor Guy Ritchie comete este filme sobre um jogo de cartas que acaba muito mal.E assim como os filmes Tarantinianos,este também sofre de trilha sonora de nivel de qualidade elevado e cool!A cena é conduzida deliciosamente,num jogo tenso,e com uma trilha maravilhosa,com giros rápidos e modernos de câmera,o que,se fosse feito diferente,seria uma sequência maçante.Existe também uma cena primorosa logo após essa em que toca Iggy and Stooges com ''I wanna be your dog''.

A Canção:“Just Like Honey” | The Jesus & Mary Chain
A Cena:[video] Nos momentos finais deste romance moderno, nós temos um último encontro entre Bob (Bill Murray) e Charlotte (Scarlett Johansson) enquanto conversam tristemente para o que parece ser a última vez deles nas ruas aglomeradas de Tokyo.Em um agradável take,pouco movimentado pela diretora Sofia Coppola( tal pai,tal filha ),mostra-se toda sensibilidade da srta. Coppola.É um momento muito tocante, potencializado ainda mais com ao som de “Just Like Honey” do Jesus & Mary Chain,outro momento em que musica e cinema casa perfeitamente.

A Canção:“The a la menthe” | Nikkfurie
A Cena:[video] Esta cena não tem realmente nenhum significado além do fato de que é apenas uma cena ridícula que envolve um ladrão (Vincent Cassel) que faz Capoeira transpondo alguns lasers de segurança.A canção apenas se mostra oportunista assim como um punk rock seria pra uma cena de ação,mas digamos que neste caso….ficou bom.Basicamente lasers + Capoeira = $$$.

A Canção:“He Needs Me” | Shelly Duvall
A Cena:[video] Só tenho uma coisa a dizer sobre o filme.Este é O Filme!!!Um filme bem sincero sobre amores platônicos e seus derivados.E depois dizem que a arte não imita a vida( ou vice-versa ).Em um momento muito up-time.Barry (Adam Sandler) arranja toda coragem possivel do teu peito para se expressar.É um momento de libertação,do nosso herói timido,que ficou legal na pele de Sandler.