
É incrível a sorte que nós damos as vezes de estar no lugar certo e na hora certa né?Tava bem eu andando à toa de noite de ouvido no radim,quando me deparo com uma entrevista com o Fernando Meirelles (diretor de ''Cidade de Deus'',''O Jardineiro Fiel'' e outros),e resolvi gravar em audio,o que agora,repasso pra quem tem saco de ler essa merda(se é que lê né???)...
Trip Eldorado: ''Então Fernando,boa noite...(rola uma babação de ovo entre locutor e o Meirelles,claro,eles são amigos,então podem fazer esse tipo de coisa)...o que anda fazendo ultimamente,quais projetos você tem trabalhado???''
Fernando Meirelles: ''Olha,no momento estou lançando o filme 'Ensaio sobre a Cegueira'(Blindness),adaptado da obra de José Saramago,e,ao mesmo tempo tô filmando uma minissérie pra Globo,chamada 'Som e Fúria'...é isso que estou fazendo!''
Olha Fernando,primeiro voh comentar sobre o filme,e estou notando uma boa movimentação
da mìdia em relação ao teu filme,tempos atrás até entrevistamos a Alice Braga e falamos sobre isso também,sobre o que li em artigos e entrevistas que fizeram com você recentemente...tem uma história do filme nunca acabar,você sempre está dando uma mexidinha,um ano atrás você considerava o filme acabado e de lá pra cá,teve várias alterações...é isso mesmo?Essa obra nunca fica pronta???
Eu acho que com o filme é sempre assim,pelo menos na minha experiência é assim...acho que acaba quando o produtor diz:'agora chega,tem que lançar,a data é hoje e não temos mais tempo'...aeh eles fecham.E assim vai mudando,e cada vez que eu revejo o filme eu penso:'Hoje tá muito bom,tá beleza...amanhã vejo e já penso que não tá legal e algo tem que mudar'.Esse ''Ensaio sobre a Cegueira'' teve umas 14 versões,o que não é muito estranho,é um processo normal...aeh eu nunca mais vejo estes filmes....nunca mais vi ''Cidade de Deus'',nunca mais vi ''O Jardineiro...'',eu vi a versão final de ''Ensaio...'' há umas 2 semanas e provavelmente verei de novo daqui uns 25 anos,se estiver vivo...
Ohh Fernando,sobre aquele episódio da sessão com o Saramago vendo o filme,foi muito comentado,teve até uma imagem de você beijando a carequinha dele ali,e ele emocionadíssimo,chorando...fale um pouquinho dessa experiência,realmente é uma situação única,você interpretar uma obra de um autor dessa magnitude intelectual já é um negócio cheio de riscos,que demanda uma coragem enorme,e parece que ele era um cara meio arredio,ele não queira vender os direitos de filmagem da obra,né?Quando você bota a coisa pra rodar ali no cinema,e põe o velhinho pra assistir,o coração deve ficar a mil,conta um pouco dessa história!!!
Pois é cara,primeiro ele não queria,mas depois ele pensou:'nao,eu voh vender porque acho que pode dar certo'...e ele deve ter ficado com uma expectativa muito grande do filme,as vezes ele me mandava uns mails:'pelo amor de Deus,olha lá hein...'imagino que tipo,se eu decepcionar o Saramago vai ser o fim.Aeh o filme abriu o Festival de Cannes em maio,e tomou muita pancada,principalmente da crítica francesa e de uns jornalzinhos pequenos americanos(os tablóides de Hollywood),então eu mostrei o filme em Cannes,e no dia seguinte,vi que teve essa repercussão muita agressiva de alguns jornais...aeh fui pra Lisboa mostrar esse filme pra ele e imaginando que o filme ele poderia achar o filme uma porcaria,então entrei no cinema pra mostrar pra ele achando que seria um desastre.Acabou o filme,já nos créditos finais,passando nome de motorista e faxineiro,e ele nem se mexia,olhando pra frente e eu pensando:'acabou,ele detestou e tá com vergonha de falar pra mim que o filme é uma merda...',então eu estava muito tenso...até que acenderam as luzes e olhei pro lado e vi que ele estava chorando,pois estava tão feliz de ver o filme quanto da vez em que ele acabou de escrever o livro e tals,acabou que ele ficou muito agradecido e eu não soh beijoqueiro,mas acabei beijando ele de tão aliviado,de tão grato que fiquei,e meu filho estava sentado na poltrona da frente,gravou a hora que acenderam as luzes,e depois no hotel ficou pedindo pra por no Youtube e tal,e acabou que ele pôs esse momentinho do Saramago vendo o filme.
Como é que foi essa história da crítica ter descido a lenha no filme...você com ''Cidade de Deus'',uma quase que unanimidade,não lembro de ter visto ninguém falando mal...(interrompido pelo Meirelles)
Não...teve sim,teve aqui no Brasil aquela coisa que tipo,era uma cosmética da fome,aquela coisa,explora a pobreza e tals...
Isso eu lembro sim,teve um artigo na Folha(jornal de São Paulo),alguém lá falando isso,é,mas falando sobre um ponto de mudança do cinema brasileiro,podemos dizer que é quase como uma unanimidade,não teve nada de ruim nem nada,todos conhecem a importância de sua obra na expansão do cinema brasileiro de lá pra cá,já esse filme sobre a obra de Saramago,parece que é um filme muito mais complicado,muito complexo,bem mais dificil de digerir...é mais ou menos isso que tá acontecendo,o que que a crítica tem a ver com isso encarou essa história aeh???isso encarou essa história aeh???
Na verdade eu já estou sentindo isso desde Cannes,é um filme que divide um pouco o publico,eu lembro de ''Lavoura Arcaica'' por exemplo,que é um filme do Luis Fernando Carvalho,eu sai do cinema completamente encantado,flutuando,achando que fosse a melhor obra que eu já tinha assistido,e teve gente que saía no meio da sessão e dizia:'nossa,que filme ruim e tals',eu acho que com meu filme tá acontecendo a mesma coisa,mesmo em Cannes,alguns jornais ingleses como o The Gardner...ou o Correio de La Sierra,que é italiano,o El País,jornal espanhol,The Times também...fizeram críticas muito positivas e teve também algumas muito negativas,e com alguns amigos eu também estou vendo isso,tem gente que vem e me abraça chorando depois de ver o filme,assim...como se não houvesse amanhã,e teve outras pessoas que agem friamente ao filme,você vê que elas não entraram na história.Não sei o que o filme tem que rola essa sensação ''embarca ou não embarca''...e logo o filme será lançado no Brasil e estou preparado pra boas críticas e pras porradas,eu sei que o Araújo vai ver e vai acabar comigo na Folha de São Paulo...rsrsrs,o que já é esperado dele(mais risos)!!!Ele é sempre muito consistente,sempre faz o que a gente espera que ele faça.
Tenho que frisar que Fernando Meirelles,o grande cineasta que ele é,fez nada mais nada menos do que ''Cidade de Deus'',o filme que mudou a percepção do Brasil em relação ao cinema,muita coisa não teria rolado se não fosse por esse cara...E agora está lançando ''Blindness'',da obra de Saramago!A Alice (Braga)teve aqui conversando com a gente,faz por volta de uns 6 meses,e falou muito sobre a experiência de fazer essa obra com você,uma coisa que ela comentou foi sobre alguns atores,importantíssimos na mídia mundial,e sobre mais de centenas de figurantes,falou do trabalho de preparação e organização...uma coisa que foi filmada em mais de um país né,queria que você falasse dessa coisa do trabalho braçal de uma obra desse porte,as vezes a gente dá muita importância ao aspecto intelectual,mas esquece que ali tem também que meter a mão na massa de verdade...fale um pouquinho desse lado do filme seu!!!
Bem...na verdade a figuração do filme é uma coisa muito importante porque a história se passa no meio da cidade,e depois as pessoas são confinadas em quarentena dentro de um asilo,então usamos muita gente,e quase em todas as cenas com atores principais havia figuração,nunca estavam sozinhos,foram cenas feitas com muita gente atrás.E é algo muito importante pois o figurante tem também que convencer nas cenas.Passamos cerca de 3 meses em São Paulo inventando,numa improvisada oficina pra atores,mostrando como ficar cego e tals...e foi interessante porque a gente fazia exercicios de 4 a 5 horas,vendava as pessoas né,por todo esse tempo,pra agirem como cegos...e foi muito legal,pois a equipe inteira acabou passando por essa oficina,e até mesmo o elenco principal.Foi um trabalho muito consistente,com as mãos pra frente,pra poder dar credibilidade as cinenas,pois como havia muita gente,não poderia haver erros...
Será que não rola aquele momento Steve Wonder com as mãozinhas pra frente ...
Na verdade tem sim,um momento meio que improvisado onde o Gael imita o Steve Wonder cantando que é uma cena até muito engraçada,foi algo que aconteceu sem querer...
Quem são os principais atores?Tem o Gael,a Alice e tem também o Morgan Freeman né???
Não...este seria o Danny Glover.
É...Danny Glover,eu confundi...uma coisa que me ocorre neste tipo de filme,é que tem caras das mais diversas procedências,você filmou em 2 lugares né,no Canadá e aqui no Brasil...parece que teve no Japão também.Como é filmar assim???
Basicamente a mesma coisa que filmar em qualquer lugar,o ator é sempre o bicho meio inseguro,que precisa de muita atenção,muito cuidado e se você faz isso,todo mundo se entende...teve há pouco tempo aquele filme ''Babel'',onde se falava 5 linguas,tinha parte da equipe que falava espanhol,portugues,ingles,tinha japones e um pessoal do Canadá que falava francês,tipo uma pequena babelzinha,mas o filme rolou muito tranquilamente.
No ''Cidade de Deus'' você me falou na época da importância de ter filmado com não-atores,teve todo aquele processo...foi até criada uma escola de atores lá naquela região do morro...
Que ainda funciona,agora ela se chama ''O Cinema é Nosso'' e ainda existe,na Lapa no Rio de Janeiro...
Pois é,foi criada em função do filme,não foi?
Isso,isso e tá lá ainda...
E enfim,essa história fez realmente uma grande diferença,você ter filmado com gente que não tinha experiência como atores,aquilo imprime,vem no filme a emoção do cara fazendo seu primeiro papel e tals,e de repente você parte para filmes que são o oposto,com grandes atores,como em ''O Jardineiro Fiel'' e agora no ''Blindness'',etc...qual que é a diferença,o que que muda pra melhor,ou pra pior quando você pega um ator consagrado ou um não-ator???
Na verdade eu gostava disso,pois o bom é nesses dois extremos...quando ele não tem experiência nenhuma,então ele tenta,ele ali é ele mesmo,usa a experiência pessoal dele,e só consegue abstrair a câmera,e esse cara consegue atuar lindamente,que foi o caso dos atores de ''Cidade de Deus''.Eu acho que esse filme do Walter Salles que tá entrando em cartaz aeh também,dia 05/09/08,''Linha de Passe''...ele também usou atores que nunca tinham feito nada,e eu acabei de ver o filme e é maravilhoso.Ou senão vai pro outro extremo,os atores que são absolutamente treinados,sensacionais,sensíveis...o que não pode funcionar muito são os atores no meio do caminho ali,não são amadores,mas também não sensacionais,e aeh você sofre,você sofre mesmo.Mas pra mim foi um prazer trabalhar com atores como Julianne Moore ou o Mark Ruffalo,eles pegam o texto e,uma cena que você acha que ia ficar mais ou menos,é um prazer ver esses caras atuando.As vezes eu repito o take,você vai lá e filma,roda,ação e tals,corta,e,na hora que corta é tão prazeroso ver a gana deles,e são vários takes....eles sempre estão assim:'vamos fazer mais uma e tals''...e eu adorava olhar,pois jás estava pronta a cena,assistia só pra ter o prazer de ver o cara ver de novo a cena,pois é tão bom...
Eu agora queria saber sobre produção independente na televisão,eu me lembro que nos anos 80,na AV. Pedroso de Morais,São Paulo,Zona Oeste,me lembro da molecada ali reunida,eu tive o prazer de participar de algumas reuniões lá na Olhar Eletrônico,na época a gente produzindo o saudoso ''Video Surf'',e eu me lembro de você,ooh Tonico Mello,tinha lá o Clóvis e outras figuras falando isso na calçada:''poh,a gente precisa achar um jeito de quebrar a resistência das emissoras e conseguir botar programas lá e tals'',e depois foram conseguindo...primeiro foi na TV Gazeta né,que vocês conseguiram primeiro com Kring - Há...
Isso....a gente ficou 10 anos no ar com uns programas lá...
Depois veio o ''TV MIX'' e coisas muito interessantes...
Castelo Ra-Tim-Bum...
Muita coisa legal,agora de alguma forma,acha que dá pra dizer que a televisão continua fechada,as emissoras abertas continuam muito pouco permeáveis né,parece que elas tem uma política de fechar,não dividir o poder que tem a televisão no sentido,a capacidade de fundir suas idéias,seus conteúdos pra milhões de pessoas,ainda é sem sombra de dúvida,o maior veículo de comunicação de massa aqui no Brasil,as TV's abertas,por outro lado tem coisas muito interessantes acontecendo,por exemplo...''Cidade dos Homens'' que eu falei aqui várias vezes em outras oportunidades,que eu considero um dos trabalhos mais interessantes feitos pra TV nos ultimos tempos,uma série muito boa,gostosa de assistir,que abre o mundo da periferia brasileira pro outro lado do país,para conhecer sem aquela caracterização excessivamente agressiva ou dramática demais ou irreal...enfim estão acontecendo coisas desse tipo e vocês lá da O2 são parte importante desse processo.Como é a tua análise,a TV aberta estão acordando pra produção independente ou ainda é uma coisa pra poucos,você agora consagrado,Paulo Morelli também,grandes nomes conseguem isso,mas ainda a coisa continua meio fechada.Como é que você vê isso?
Na verdade assim,eu acho que o mercado pra produçao independente nunca esteve tão bem,porque agora as Tv's acabam,elas podem usar uma parte do dinheiro que ela paga de imposto sobre remessa de lucro pra produzir programas no Brasil,então todas elas estão usando isso.A HBO tá fazendo séries brasileiras, a Fox tá fazendo...enfim,todo mundo.Então tem muito mercado pra produção independente,as TV's abertas eu acho que sempre foram um pouco mais resistentes,mas eu não tenho dúvida que agora vão começar a abrir,e eu sei que a Globo nessas ultimas 2 semanas,eles tem feito reuniões pensando em realmente em,não seria abrir um pouquinho e sim mudar a política,e realmente começar a investir em produção independente.No momento agora a O2,a minha produtora tá filmando e eu tô dirigindo uma parte dele,uma minissérie,que é a primeira minissérie que a Globo produz independentemente,chamada ''Som e Fúria'',que vai ao ar em fevereiro,estamos filmando até outubro.E parece que eles estão muito satisfeitos com a experiência e vão começar a abrir bem mais agora pra produção independente.A Regina Casé faz todos os programas dela independentemente,enfim,Jorge Furtado,no sul,faz programas independentes pra Globo e manda também...eu acho que é um mercado que...e é bom pra emissora,pois eles tem uma estrutura muito cara,muito grande,e agora com essas muitas mídias,emissoras e claro,a internet,eles estão perdendo receita,então eles precisam baratear a operação deles,então vai ser inexorável que vai aumentar o mercado.
Agora Fernando,eu lembro da gente conversar também um pouco antes do lançamento de ''Cidade de Deus'',você me dizer que você tinha enpenhado a tua grana do bolso pessoal no filme,e que você estava até meio preocupado se essa grana um dia voltaria...eu imagino que ela tenha voltado até mais rápido e em maior quantidade do que você imaginava.Queria saber sobre isso exatamente,na hora que você chega no topo da produção do cinema,fazendo produções com outros paises,como EUA ou paises europeus,enfim,chega no topo da pirâmide da produção do cinema....a grana realmente começa a rolar mais fácil,você tem dinheiro pra você fazer o que quiser,a grana deixa de ser um problema ou não é bem assim,o negócio continua sendo batalhado,como é que é a coisa depois que se chega nesse patamar que você chegou???
Primeiro assim,no ''Cidade de Deus'' eu fiz essa estupidez de investir meu próprio dinheiro,depois vendi,o filme deu certo,mas eu fiz contratos muito ruins.O filme retornou o que eu tinha posto com um adicional de uns 3% e nada mais,eu não ganhei com ''Cidade de Deus''.Ganhei enfim uma projeção que acabou me alavancando pra outros projetos.Não toh reclamando,só estou esclarecendo,e,atualmente de fato,estou num momento que...há um financiamento pros projetos.Não é um problema,a ultima coisa que preciso saber é quem é que vai bancar,sempre aparece.E agora eu toh terminando o roteiro de uma comédia que eu quero filmar provavelmente lá pra setembro ou outubro do ano que vem,mas agora eu nem quero mexer nisso...em abril eu voh anunciar que eu vou fazer esse troço e eu tenho certeza que em 1 mês ou 1 mês e meio o dinheiro vai aparecer,não sei de onde,mas vai...mas também sei que isso é uma situação absolutamente transitória,quero dizer,tá acontecendo nesses 3 ou 4 filmes aeh,daqui
a 10 anos pode ser que eu não consiga mais.Eu tenho total noção de que é uma janela que abriu pra mim e não tenho dúvida que uma hora vai fechar.
Eu toh lendo aqui nas coisas que a gente levantou sobre você e toh vendo que teu filho,o Francisco tá fazendo o audiovisual na USP e ele trabalhou com você em ''Blindness'',na entrevista que a gente mencionou várias vezes aqui hoje que rolou na revista Trip 102(que aliás está no site,pra quem quiser ler)há uns 6 anos atrás,você diz que na sua opinião,a publicidade pode ser a melhor escola pra quem quer aprender cinema.Você continua com essa opinião hoje,já que você anda um pouco afastado da coisa,tem a tua produtora que ainda faz publicidade,mas eu a impressão que o teu trabalho pessoal tá mais afastado um pouco da publicidade.Você continua com essa opinião??? Eu acho que no Brasil é uma escola muito boa,porque um aluno de escola de cinema no Brasil,ele consegue...atualmente é um pouco mais fácil,ele tem câmeras de videos,ele pode fazer os curtas dele,então é bem mais fácil.Mas se você faz publicidade,você tem verba e equipamento e equipe boa pra funcionar o equipamento bom,um editor de arte bom,você tem estrutura,se pode aprender a contar história com imagens usando tudo o que você vai precisar fazer num longa-metragem.Numa escola de cinema você não tem acesso a isso,é tudo mais precário,quem vai fazer sua câmera é o seu colega que não é um camera-man,quem vai iluminar não é um fotógrafo e quem vai montar???Então você não tem um acabamento,e na publicidade você pode fazer um troço com um bom acabamento e saber até aonde você pode ir,eu acho que....pra aprender a gramática do cinema,eu acho que é uma boa escola.
Sobre essa coisa de publicidade ser uma escola pro cinema e tals,na época de ''Cidade de Deus'' as pessoas achavam que poderia nao ser legal pelo fato de você ter sido do ramo da publicidade.Você sentiu isso na época,ou passou por cima disso?
Eu me incomodava porque não era bem assim...primeiro que eu aprendi a contar histórias com imagem e tal fazendo televisão.Fazendo publicidade,eu fiz 12 anos de televisão,180 episódios de Rá-Tim-Bum,vários programas,enfim,aeh fiquei 9 anos fazendo publicidade,que na verdade me ajudou a mexer com película e tals,mas dizer que eu era um pubicitário....eu nunca tie nenhuma informação,então me incomodava um pouco,não que tenha algum problema ter feito publicidade,mas enfim,chega né,isso já passou...
Vamos falar sobre uma outra pergunta que eu te fiz na outra entrevista,que é sobre o governo Lula,sua resposta foi muito interessante,tinha perguntado sobre as perspectivas da vitória do Lula na eleição,estavámos perto da eleição naquela época,cê respondeu o seguinte:'' acho que vai acontecer essa reação histérica que a gente lê no jornal,o dollar subindo gente dizendo que o país não é confiável...eu acho que o Brasil é muito maior do que isso...se o Lula for eleito,teremos 3 ou 4 meses de histeria,mas depois as coisas vão continuar funcionando,as pessoas comprando e os shoppings vendendo''.Eu acho que foi uma previsão bem acertada...logo o Lula demosntrou que a política ecônomica seria mantida nas suas principais linhas,tanto que o povo acalmou e o Brasil continua evoluindo,teve esse avanço inegável,gostando ou não do presidente,de seus ministros e seu governo.Como é que você está vendo aeh hoje,6 anos depois daquele papo,como é a tua leitura do governo Lula?
Eu acho que esse governo teve o mérito no começo de ser firme e ter feito estabilizar a moeda,de fato,conseguir fazer o país ser confiável,o Lula é um cara muito hábil...mas por outro lado,acho que ele perdeu,ou está perdendo uma janela histórica que foi esse momento de prosperidade com o mundo inteiro,a China crescendo,a India crescendo,uma super demanda né,as mercadorias aumentando o valor.O Brasil tá fazendo dinheiro,mas perdeu esse momento mundial,que poderia ser aproveitado para fazer grandes revoluções que precisam ser feitas,como na área da educação.Eu pego hoje um muleque de 10 ou 12 anos,um muleque formado no governo Lula,e ele é pior ainda do que há 12 anos atrás...a educação não evoluiu em nada.Eu gosto do ministro atual do governo Lula,mas parece que falta um empenho,sei lá...e também não adianta,eles podem fazer o que quiser,podem ganhar o dinheiro que for,se não tiver educação,não vai,a coisa não vai mesmo...
Bom,a gente tá vendo aeh fenômenos como esse que você mencionou agora pouco,como a formação de uma escola pra atores no morro carioca,quer dizer,tem tido uma movimentação muito forte da sociedade civil organizada,das ONG's ou CIPES,que estão cada vez mais atuantes né...Você acha que por aeh,pode-se contornar essa situação que você acabou de descrever na educação do brasileiro,ou não passa de um paliativo,não passa de uma coisa muito pequena???
Eu acho que essas organizações,elas realmente seguram a onda sim,elas tapam um buraco que o sistema não consegue tapar...e eu acho que até tem que tapar mesmo,porque o país não é só do governo,o país é do cidadão,então a gente tem que fazer a nossa parte,mas nesse caso específico da educação,precisaria de um programa que parta de cima,de um planejamento,...agora parece que algo está sendo feito,antes nem se avaliava a educação no Brasil,de uns 2 ou 3 nos passou-se a avaliar a educação,e isso já é um grande passo,mas demorou muito pra fazer isso,pra cair a ficha,parece que levou 4 anos pra pegar no tranco...e eu acho uma pena.
Essas rotinas malucas aeh,eu sei que em ''Cidade de Deus'' você me contou na época que você praticamente foi viver,praticamente não,você foi morar no Rio,por um tempo longo lá...imagino que nessas filmagens agora no Canadá,você se desloca.Como é que fica a tua vida familiar,pessoal....essas coisas não dão uma bagunçada na tua vida não??Na verdade,a quantidade de viagens nesses ultimos anos me incomoda muito sim...eu sempre que posso,trago a família junto.Nesse ''Ensaio ...''a gente filmou uma parte no Canadá,e foi mulher,filho e tals...quando eu posso,eu arrasto,quando estão livres pra vir.E cheguei a fazer coisas...eu tava fazendo ''O Jardineiro Fiel'' e estava em Londres num período,muitas vezes eu tomei um vôo na sexta-feira,passava o sábado e no domingo a tarde voltava pra Londres...passava o fim de semana no Brasil,assim,só pra conseguir estar junto,porque pra mim família é um troço que me estrutura,eu preciso dessa coisa...então onde um está,mesmo longe a gente vai tentando se encontrar.
Tem esse aspecto Fernando,de dar certo,como cineasta...como profissional,que é a coisa da exposição,agora por exemplo você está fazendo o que a gente chama de processo de divulgação do filme,onde você acaba fazendo entrevistas e se expondo um pouco mais.Você é um cara,pra quem te conhece e sabe bem,é um cara que é meio arredio a esse tipo de coisa,não gosta muito de aparecer,prefere ficar na moite,como se diz né.Tem o lado meio inevitável,me diz como você administra isso,de repente você tem que fazer entrevistas,tem que ir em TV,tem que estar lá num talk show.Isso te incomoda,ou tu sabe muito bem como administrar,como você controla isso,agora que você tem mais exposição do que tinha antes???
Isso me incomoda,principalmente imagem minha,em TV,fotos....é algo que me incomoda muito...e esse ultimo ano que passou,tudo que me pediram pra fazer,eu não....não faço,doh uma de chato assim.Agora esses 2 meses eu toh promovendo ''Blindness'',junto de uns atores,como a Julianne Moore,que veio pra cá e foi embora rapidinho,a Alice Braga não pode promover pois está filmando,então sobrei eu aqui pra ficar vendendo o filme aqui no Brasil..
Pra ir terminando,vamos falar um pouco de futuro...na época daquela entrevista da Trip,te perguntei isso e você queria filmar mais 10 ou 15 anos e depois seguir escrevendo,tentando escrever coisas...você achava que ia morrer escrevendo.Eu tenho visto que,as pessoas quando chegam num certo ponto,sei que tem muito pra produzir,mas digamos que você chegou num ponto interessante de um bom cineasta aqui no Brasil,você e mais uns 2 ou 3 diretores,que estando neste patamar,fica mais fácil conseguir financiamento,mais fácil botar as obras na rua,fazer as obras sairem do chão...quando chega neste ponto,dá vontade de você fazer menos,será que não dá vontade de você produzir menos e atingir mais gente....conversado com outros amigos que conseguiram condiçôes especiais na profissão,e vejo que rola tipo uma unanimidade assim:' eu quero fazer menos e chegar pra mais gente'...é mais ou menos esse o teu pensamento ou não???
Esse é sempre o pensamento de toda vez que estou na luta,penso assim:' agora eu voh diminuir,eu voh devagar'...mas eu sou arrastado pelo entusiasmo,cara!Então eu toh aqui terminando essa minha minissérie...e foi uma loucura eu fazer uma minissérie,quando eu tava finalizando o ''Blindness'' e também lançando o filme.Mas eu comecei a ler o texto,comecei a me empolgar,a falar com ator...e quando eu vi,já toh no set filmando.E agora tem essa comédia aeh que eu tou tentando não falar,enfim,não envolver produtor,pra ninguém me pressionar...mas tenho certeza que no dia que eu acabar a minissérie,e eu pegar pra dar uma lidinha no roteiro,eu voh me entusiasmando...eu soh realmente sugado pelo meu entusiasmo
Entrevista que rolou na TripFM na rádio eldorado as 20H de toda sexta....ao som de Wilson Simonal,Ramones,The Kinks...e algo mais que não sei identificar sé é mesmo música....