Eu sou um cara em conflito. Gosto do que faço, mas não gosto. Sei o que quero, mas quero todo o resto. E por fim, acabo me boicotando. Mas no ano de 2007 consegui (ainda que aos trancos e barrancos) cumprir uma meta da minha vida. Lançar minha carreira musical. Pelo fato de ser publicitário (trabalho com jingles), fico sem tempo para investir no meu principal trabalho. Digo principal porque é isso que eu quero fazer para o resto da minha vida (até que eu mude de idéia). Ser um artista. Mas o que é ser um artista? Para mim é meio que ser um filósofo. Precisamos questionar e nos mobilizar para com as nossas vidas. Graças ao mercado fonográfico, eu descobri o que eu queria fazer. De tanto ver porcaria no ar, musicas que parecem feitas com produção em massa. Tudo made in China, acabei descobrindo o que eu deveria fazer: música com conteúdo! E isso ta faltando, pelo menos nas mídias de massa.
Então.. vc tem musicas muito bonitas. quando vc compoe, o que te inspira, sobre o que vc canta? é auto biografico?
Me inspiro nas minhas frustrações como ser humano e, principalmente, cidadão. Digo isso quanto a letra. Quanto à música me inspiro em músicas de fora do Brasil. Quero dar a minhas composições um cara universal com Mpb. Quando faço isso, eu fico do lado de fora do estilo mpb e acabo tendo uma visão mais ampla. Não me preocupo muito em ser um músico brasileiro, até por que isso já está intrínseco em mim, é minha cultura por isso faço pesquisas de outras culturas. Nessa maravilha que é a globalização eu me esbanjo.
Quem são seus ídolos, suas influências?
Músicos são poucos, eu tenho uma visão de que artista, pelo menos em lugares aonde se precisa, devem ser engajados. Gosto de U2 (olha que musicalmente não me impressiona) mas os caras dão a cara a tapa (ou seria jogo de marketing?), Gabriel o Pensador e em primeiríssimo lugar: Chico Buarque. Deveria existir uma faculdade de Chico Buarque. Valorizo a moral, ética e virtude por isso meus ídolos são: Aristóteles, Einstein, Platão, Sartre, David Hume. Pessoas que agregam, não esse que distraem. Não tiro o valor da distração, do espairecimento, mas brasileiro (pelo menos é que eu tenho visto) só pensa em não precisar pensar.
Com relação a tua familia, vc diz que foi meio dificil pra eles aceitarem o tua escolha de ser musico neh. como eles encaram isso hj em dia? e a tua namorada, se vc tiver uma, o que ela acha disso? Haha... Na minha biografia tem um pouco de ficção. Eu gosto de escrever e acabei me empolgando. Meu pai, minha mão tia e vó foram os que me incentivaram muito desde pequeno. Ta certo que eles tentaram me empurrar a engenharia mecânica, mas a principal preocupação deles era que eu desse certo. E acho que, pelo menos até agora, tudo deu certo. Quanto a minha namorada, ela já está acostumada o irmão dela é guitarrista e se chama Dílson Laguna (http://www.dilsonlaguna.com/), está em Londres a mais de 2 anos e é músico profissional, acho que o melhor guitarrista que eu já conheci. Por isso ela não se incomoda, ela dá a maior força. É muito inteligente, um gêniazinha, formada em Relações Públicas e tem uma empresa de Consultoria de Marketing de Moda (http://www.lagunaconsultoria.com/) , a empresa está se estabelecendo no mercado e por isso a gente se ajuda muito. Nós dois juntos na correria. Ela na Moda e eu na Música. E os dois apaixonados por arte e comunicação.
Quando vc toca pro publico, como as pessoas te recebem?? vc sente que eles curtem?
Depende do público. Tem gente que acha que músico é vitrola e espera que a gente toque o que eles querem ouvir. Como disse antes, o meu trabalho e questionar, informar, refletir, se quiserem um repertório restrito, por favor fiquem em casa ouvindo seus Ipods. Mas esse público (pelo menos pra mim) é uma minoria. Meu público é bem diferente, uma galera inteligente e sem preconceitos. E esses sim, curtem muito!
Depende do público. Tem gente que acha que músico é vitrola e espera que a gente toque o que eles querem ouvir. Como disse antes, o meu trabalho e questionar, informar, refletir, se quiserem um repertório restrito, por favor fiquem em casa ouvindo seus Ipods. Mas esse público (pelo menos pra mim) é uma minoria. Meu público é bem diferente, uma galera inteligente e sem preconceitos. E esses sim, curtem muito!
Quais são tuas pretensões para o futuro?
Pretendo tanta coisa, mas é difícil saber se irei conseguir. Pretendo ir pra Londres e trabalhar com produção de trilha de cinema. Pretendo viajar e conhecer o mundo, pretendo me consolidar com artista e principalmente como compositor. Essas coisas eu acho que consigo... Agora tem as mais difíceis: Fazer do mundo um lugar melhor, começando pelo Brasil. Mas ´si teria que me envolver em política. E a dúvida: Eu seria corrompido? Acho que não, mas nunca fui tentado. Pretendo fazer diferença nesse mundo de pessoas iguais. Por isso meus ídolos são tão importantes... Quero que no futuro, a minha contribuição tenha valido a pena. Quero contribuir.
Como vc vê o mercado hj em dia? ta dificil viver de musica?
Não. É fácil viver de música. O problema é que acham que é mais fácil do que direito, medicina, engenharia. É tão fácil quanto. Tem que amar o que faz. A diferença é que no mercado da música não existe um caminho pronto. Cada um faz o seu. São poucos os cargos de funcionários públicos músicos. E eu acho isso totalmente certo. Num país onde não se tem dinheiro pra comida, não podemos esperar que se gaste R$ 25,00 num cd. E as gravadoras ainda ficam injuriadas com a pirataria. Música é um emprego com qualquer outro. A diferença é que o esforça é tal qual para ser médico e a remuneração não tão certa quanto na medicina. Médico tem que ser médico. Músico, para dar certo, tem que ser além de músico, publicitário, administrador, filósofo, antropólogo, sociólogo, etc...
Vc acha que internet ajuda? ou atrapalha?
A internet só ajuda. Em dois meses de site eu tive mais de 10.000 acessos... será que uma gravadora iria investir num cara desconhecido? Acho que não. A internet é democracia pura... Vence quem tem talento, e não só que tem a mídia. Será que a Xuxa seria uma pop star se ela só tivesse a internet? Só com filmes pongráficos... E internet só tende a melhorar, claro que tem coisas que não vão mudar, como por exemplo os donos de portais serão os próximos Silvio Santos. Mas numa escala bem menor.
O que vc faz alem de musica?
Só faço música, 24horas por dia. Na publicidae trabalho com jingles e quando saio trabalho em minhas músicas.
Vc se vê famoso, saindo em revista e tal? nao tem medo da exposíção?
Não gosto da palavra "famoso". Soa: o cara do Big Brother, o fulano que não sabe o que faz mas aparece na TV. Quero ser conhecido pelas minhas idéias e não ser um produto. Até porque o meu intuito não é ficar rico (mas se rolar..) e sim ter comodidade. E exposição, em revistas, tv, site, rádios seria um grande presente, mas digo com certeza que não mudaria meu jeito, meus idéias, minhas idéias... Isso seria um preço muito alto só para ter dinheiro.
Como o pessoal pode te conhecer melhor e curtir o teu trabalho?
Acesando meu site: http://www.thiagocorrea.com/ Lá estão 6 músicas do meu futuro cd. As outras serão postadas nele só de voz e violão (sem produçã) e quando eu já tiver uma 30 composições, o público poderá escolher as suas 5 preferidas, as mais votadas serão produzidas e farão parte do CD.
E acessando meu blog: thiagoreclame.blogspot.com Lá estarão minhas idéias, e vídeos com um programa virtual chamado "Outra Música", aonde toda a semana eu apresentarei uma composição diferente, seja samba, rock, balada... Para que outros artistas possam gravar minhas músicas, elas estarão disponíveis para isso.
E acessando meu blog: thiagoreclame.blogspot.com Lá estarão minhas idéias, e vídeos com um programa virtual chamado "Outra Música", aonde toda a semana eu apresentarei uma composição diferente, seja samba, rock, balada... Para que outros artistas possam gravar minhas músicas, elas estarão disponíveis para isso.